Tecnologias na Educação Infantil
A partir dos estudos em sala de aula e
com as aulas práticas, pude constatar que; o uso da informática seja em
qualquer modalidade de educação, dentro de qualquer espaço que se faça educação
ou não, de caráter publico ou privado, intencional ou não, é de grande valia.
Desde que, quem conduza este tipo de atividade esteja disposto a motivar seus
alunos nesta área, lhes apresentar possibilidades inimagináveis que o uso da
informática pode trazer, esgotando as possibilidades de sala de aula.
Com o mundo cada vez mais moderno e
informatizado, é quase improvável se encontrar algum espaço que não faça o uso,
mínimo que for das novas tecnologias. Ficar alheio a ela é quase impossível,
uma vez que ela esta presente em todos os espaços, desde a padaria até os mais
modernos escritórios de uma grande empresa.
E as escolas não podem ficar para trás
dessa nova tecnologia que está tão presente em nossas vidas. Os recursos
disponíveis para tal fim, a grande maioria tem, resta saber como utiliza-lo e
como repassa-lo a uma comunidade acadêmica, na maioria dos casos, já não está
tão animada e nem disposta a aprender mais essa inovação. Muitos pensam que; usar
os laboratórios de informática é para passar o tempo, ou para “tapar buracos”
de horários vagos, e que não faz sentido, tanto para o professor ou monitor,
que é levado para lá.
As crianças estão cada vez mais
exigentes no que diz respeito à tecnologia, e por varias vezes vêm à aula de
informática para brincar e jogar, pois estão tão acostumados na maioria das
vezes a este recurso, que têm as aulas, como fatídico e sem uma intenção.
No nosso trabalho de pesquisa de campo,
em uma escola privada da rede de católica de Belo Horizonte, vimos que se é
capaz, aliar a informática na Educação Infantil ao conteúdo de sala de aula,
sem perder um pouco do foco tradicionalista de “cuspe e giz”, a informática se
faz como complemento, junto com a lousa digital e os brinquedos Lêgo. As crianças estão tão nativas
digitais; que sua capacidade de assimilar o conteúdo facilita. Mas tem que se
levar em consideração que o trabalho feito pela coordenação da escola é de fato
efetivo de motivação para com os professores.
A coordenação da escola incentiva e
apoia esta ideia, mostrando o lado positivo do uso da tecnologia. Além de que,
todos precisam estar unidos para que um bom trabalho seja feito.
Pois ficar alheio à informatização dos
processos é fechar os olhos para as mudanças do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário